quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Final Fantasy


inal Fantasy foi criado em 1987 por Hironubu Sakaguchi e na verdade foi feito como "presente" de despedida para a Square Co., Lda. Ele achou que o mundos dos jogos andava em círculos e que ninguém queria arriscar num novo tipo de jogos. Assim ele decidiu desistir e começar uma nova carreira a fazer algo completamente diferente, talvez como pescador. Mas antes de ele o fazer ele sentiu que precisava de provar a ambos - a si próprio e ao mundo - que a idade dos jogos inovadores ainda não tinha terminado. Ele sentou-se e trabalhou por um longo período em segredo naquele que seria o seu derradeiro projecto. O seu último sonho. A sua Final Fantasy - ou fantasia final. E assim estava encontrado o nome. Final Fantasy era o trabalho de um único homem e o seu desejo de provar que ainda era possível fazer coisas novas. E até agora cada jogo da série Final Fantasy trouxe melhorias ao mundo dos jogos por modos que ninguém poderia imaginar. Cada jogo introduziu sempre algo de novo, quer em termos de gráficos, jogabilidade, vozes e musica, motor do jogo... Seja qual for a característica de que se conseguirem lembrar, Final Fantasyfoi sempre o primeiro a dar passos em novas direcções. E é assim que era suposto ser. O momento em que Hironubu Sakaguchi sente que os jogos se estão a copiar uns aos outros e que decide desistir para se tornar pescador.

Eu sempre fui um grande fã da série, e joguei todos os seus jogos. É espantoso ver o quão grande o enredo do primeiro jogo é na realidade (é muito difícil de se entrar em sintonia neste jogo), e a grandiosidade do seu mundo. Se eu tivesse que escolher um jogo como o favorito de todos os da série eu decidir-me-ia por Final Fantasy X, mas se tivesse de escolher o jogo mais grandioso tendo em conta a época em que foi feito, os seus personagens, o seu mundo, a jogabilidade, as sensações que transmite e os seus cenários de fundo, então a minha escolha recairia sobre Final Fantasy VI. Nenhum outro jogo que utilize o motor do velho Final Fantasy esteve perto de igualar esta gema, e é ainda um dos jogos mais adorados pelos fãs da série em todo o mundo... Até agora...

Delita Hyral X é a "alcunha" (ou nickname) do homem que dedicou uma grande parte da sua vida a criar um jogo da série Final Fantasy completamente novo com o velho motor. Eu acho notável que um único homem possa criar um jogo que consiga estar à altura dos elevados padrões em que se situam os jogos da série. Não apenas fazer o jogo estar à altura do seu nome, como conseguir estar ao nível de Final Fantasy VI!!

Tal como outro jogo qualquer da série de respeito, Final Fantasy - Endless Nova é apresentado num universo completamente único e muito detalhado. Delita Hyral X olhou para o céu e inventou toda uma civilização entre as estrelas, e ao fazê-lo ele colocou a série num novo nível - um a onde realmente pertence. Os habitantes deste mundo vivem num sistema solar com um Sol que iniciou uma fase com a qual se tornará numa Super Nova. Por alguma razão desconhecida, o Sol não explodiu, e os anos passam acabando as pessoas por se esquecerem da incerteza do perigo que daí pode advir. Uma grande guerra que ocorreu à 400 anos atrás deixou uma antes grandiosa nação em ruínas. Durante décadas um povo outrora orgulhoso vagueou pelo planeta Coyas completamente sem rumo, sem conseguir fundar uma nova civilização. Então um cientista desconhecido descobre o segredo das viagens espaciais e um meio de tornar os asteróides habitáveis, e as pessoas começaram a migrar para o espaço exterior. E assim a poderosa colónia nos asteróides, a Finel Capital, nasceu. E à medida que começaram a explorar o sistema solar, descobriram que este estava rodeado de uma barreira impenetrável de asteróides. E esta barreira isola-os do resto do Universo, e portanto recebo o nome de "Hells Dome" (Barreira do Inferno).

Tu começas o jogo na pele do jovem e despreocupado Deren, um soldado anteriormente sob as ordens do malvado Sho. E Sho deixou-te a "morrer" num asteróide depois de tu te teres recusado a obedecer às suas ordens. Aí fazes equipa com o andróide, Motor, que foi abandonado por ser defeituoso. E tu estiveste sempre contra a "ditadura" de Sho. Um dia aparece-te a oportunidade de fazeres a vida um pouco mais difícil para Sho, já que um amigo teu foi assaltado pelos soldados de Sho. E foi roubado o protótipo de uma arma na qual esse teu amigo estava a trabalhar, e agora é preciso que tu a recuperes antes que Sho a use contra pessoas inocentes. E nem é preciso dizer que, as coisas não ocorrem exactamente como planeado, e tu vais acabar por ser perseguido por todo o lado dentro da "Hells Dome". Irás no entanto, conseguir escapar de Sho com o protótipo da arma, mas também com um novo membro na tua equipa. Uma pequena rapariga que perdeu a memória. Tendo pena dela, decides tentar ajudá-la da melhor maneira dentro das tuas possibilidades. A tua primeira ideia será levá-la a um médico que uma vez te salvou a vida. Esse médico vive numa outra cidade, num outro asteróide. Vendo que não poderás permanecer por muito tempo no mesmo lugar, decides que a tua primeira paragem na tua jornada será por lhe fazeres uma visita. O facto de a rapariga ter um aspecto diferente de qualquer outro humano em "Hells Dome", não te ajudará muito na fuga. Terás de manter-te discreto e disfarçá-la o melhor que conseguires.

E assim começa a caçada contra o teu personagem. E é uma caçada que te fará viajar por todo o universo conhecido, e até para além, para o desconhecido. Irás juntar elementos ao teu grupo ao longo do teu caminho, e juntos lutarão por Deus, Pátria, Universo e mais importante, pela amizade e pelo amor.

O jogo é na verdade imenso. Há sete tipos de personagens diferentes para jogar, os quais usam armas diferentes e têm as suas habilidades especiais únicas. Há cerca de 300 mapas diferentes para explorar, bem como muitas mini-missões (e também um salão de jogos de arcada e um casino perfeitamente funcionais), e já para não mencionar os itens, armas e armaduras disponíveis neste jogo. Como em qualquer outro jogo Final Fantasy, terás de tentar obter o máximo de cada um dos personagens. Isto que dizer que não poderás ter tudo, e em vez disso terás de obter um equilíbrio aceitável - deverá este personagem ter mais "vitalidade" em troca de um pouco menos de "velocidade"? Poderás tentar melhorar os atributos "bons" mais tarde, ou preferes tornar o teu personagem mais "equilibrado"? O que quer que seja que decidas, será melhor que funcione muito bem já que haverão muito e diferentes monstros à solta por toda a "Hells Doom". Alguns destes são já os habituais da série e são já conhecidos pelos seus jogadores em todo o mundo desde o primeiro jogo - tal como o "Bomb". E há outros que são completamente novos.

Os gráficos usados são aqueles de Final Fantasy VI que te ficaram na memória, com uma combinação muito prática de vistas na primeira pessoa nos combates e uma vista de cima para as outras cenas. Eu nem quero pensar no tempo que lhe deve ter demorado a fazer cada um dos edifícios, cenários e personagens (isto é, TUDO) com pixeis (ou pequenos pontinhos)!! É suficiente para mim saber que ele realmente empenhou-se de coração para fazer um jogo digno do nome Final Fantasy. A maioria da música é uma mistura de músicas de outros jogos da série (e isto é feito para melhorar a atmosfera ao jogar-se um jogo da série), mas algumas das musicas são feitas a partir de "esboços". Esta música "auto-criada" é na minha opinião a melhor coisa neste jogo. Olha por exemplo para a introdução.

Aquilo que eu acho que torna este jogo especial é o enredo e a história. Toda a gente pode fazer um jogo usando um "motor antigo", mas não há muitos que consigam fazer uma história que seja compreensiva, profunda e surpreendente às vezes. Irás ver cada um dos personagens do jogo a evoluir no seu decorrer, e mais sobre as suas personalidades vai sendo revelado à medida que a história progride. Cada um dos personagens vai crescer para ti, e vais começar a olhar para eles como se fossem seres vivos que respiram como tu - e não apenas uns personagens bidimensionais de um jogo. A história é também rica em detalhes, e Delita Hyral X consegue transmitir ao jogador pequenas pedaços de informação ao longo do jogo sem no entanto revelar o fim. E a história também separa a equipa de tempos a tempos, portanto terás de jogar com todos os personagens do jogo pelo menos uma vez.

E se há uma coisa que possa ser negativa neste jogo (pelo menos para alguns), será a sua duração. Uma pessoa pode jogar 10 a 12 horas seguidas. isto pode ser entendido como um "curto período de tempo", mas o jogo tem um elevado valor no que respeita a repetitividade. Com sete personagens existem imensas combinações que podem ser usadas na constituição da equipa. E há também numerosas mini-missões para serem resolvidas. Para encabeçar tudo isto, este jogo não é abandonado. É actualizado regularmente, e a versão correntemente disponível (à data da escrita deste texto) é a 2.0. A grande diferença nesta versão são as faixas sonoras no formato midi, um sistema de "apontar" (baseado em como as perguntas são respondidas), e uma missão paralela completamente nova... E uma cena extra para o final (vais precisar de um objecto especial para conseguires ver esta ultima cena). O jogo não é penalizado por ser um pouco longo, mas acho que tem o tamanho correcto para te fazer querer jogá-lo uma vez atrás de outra.

Para concluir: Final Fantasy - Endless Nova conseguiu ir alem dos elevados padrões necessários para poder usar o nome da série Final Fantasy. É um jogo que será adorado pelos fãs da série e um jogo capaz de até fazer Hironubu Sakaguchi ficar orgulhoso. Se este jogo não aparece na lista dos teus jogos habituais, então há qualquer coisa de errado. Toda a gente é capaz de se identificar com um dos personagens, e toda a gente será capaz de terminar este jogo magnífico. Delita Hyral X... Presto-te a minha homenagem!

IMPORTANTE

Para rodar este jogo é preciso instalar o RPG Maker 2000.



jogos antigos old gamez
jogos antigos
jogos antigos old gamez
jogos antigos


DOWNLOAD AQUI

Nenhum comentário: